O Coletivo de Comunicação Alternativa promove o Ciclo de Debates Mídia e poder no Brasil nos meses de julho e agosto, com expoentes da comunicação na grande mídia e nas mídias digitais.

No dia 5 de julho, os jornalistas Juremir Machado da Silva e Moisés Mendes compartilham suas análises sobre a abordagem da mídia diante da realidade política brasileira.  Trazem  a marca do pensamento crítico, independente e profundo, com experiências de mais de 30 anos no exercício da profissão em importantes mídias do Estado.
 
No dia 8 de agosto será a vez dos profissionais de tecnologia da informação e ativistas de software livre Marcelo Branco e Rodrigo Troian mostrarem redes livres, redes comunitárias e as novas formas de participação via internet, incluindo a trajetória que vai da comunicação de massas à autocomunicação de multidões. No encontro, Branco e Troian descortinam um universo ainda pouco divulgado das mídias digitais, mas fundamental para a pulverização do processo de comunicação frente ao monpólio da grande mídia.
 
Os encontros ocorrem na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, às 19h. O patrocínio é do Sindiserv e Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, contando com o Sindilimp e Sindicato dos Jornalistas/RS. A organização é do Coletivo de Comunicação Alternativa – grupo de profissionais caxienses da comunicação empenhado em promover olhares diversos sobre temáticas sociais.
 
A participação nas palestras é gratuita, mas as vagas são limitadas. Terão prioridade os que se inscreverem  pelo caxiasmidiaepoder@gmail.com
 

Juremir Machado da Silva

Juremir Machado da Silva. Foto: Daniela Xu

 Juremir Machado da Silva. Jornalista, doutor em Sociologia pela Universidade de Sorbonne/Paris, professor da PUCRS, escritor, colunista do Correio do Povo e apresentador do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba. Tem 27 livros individuais publicados, entre os quais Getúlio, 1930, Águas da Revolução, Vozes da Legalidade, Corruptos de Estimação e Raízes do Conservadorismo Brasileiro.
 

Moisés Mendes

Moisés Mendes. Foto: Divulgação

 Moisés Mendes.Trabalhou por 27 anos no Zero Hora, depois de passar pelo Grupo Caldas Júnior e por diversos jornais e pelo rádio do interior do estado, o que o habilita a conhecer em profundidade, também, o comportamento da mídia de pequenas cidades. Autor do livro Todos Querem Ser Mujica, atualmente é colaborador do jornal Extraclasse, player de Redes Digitais e assina o Blog do Moisés Mendes,em que escreve diariamente textos de opinião.
 

Dia 8 de agosto

Marcelo Branco. É profissional de tecnologia da informação e comunicação , ativista de software livre, pela liberdade do conhecimento, pelos direitos e novas formas de participação via Internet. Coidealizador do projeto Conexões Globais, foi diretor geral da Campus Party Brasil em seus primeiros três anos. Trabalhou para o Governo da Catalunya e foi membro do conselho assessor do mestrado internacional de software livre da Universitat Oberta da Catalunya (UOC Open University of Catalunya) e membro do conselho editorial do observatório da comunicação em Portugal.
 
Rodrigo Troian. É ativista de software livre, pesquisa e faz redes em malha por wifi, utilizando roteadores de baixo custo – as chamadas redes livres. Participa da Comunidade Latino Americana de Redes Livres, palestrando e organizando eventos em diferentes países da América do Sul. Entre 2011 e 2013, desenvolveu a implementação de redes comunitárias na região sul do Brasil e no Chile. Desde 2016, atua como consultor externo para organizações nacionais e internacionais construindo redes e ministrando oficinas no Brasil e no exterior. É um dos integrantes do coletivo da Coolab – laboratório cooperativo de redes livres, colaborando na instalação e no modelo de sustentabilidade de provedores comunitários de Internet no Brasil.
 

Agende:
Os encontros ocorrem na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, às 19h, nos dias 5 de junho e 8 de agosto

Informações para a imprensa
Vera Mari Damian – (54)  99978.0934
Endres – (54) 99113.7355